Seguidores

quinta-feira, 22 de março de 2012

SANGUE VERDE DERRAMADO EM PLENO SERTÃO PERNAMBUCANO

VALEI-NOS SÃO SEBASTIÃO, PADROEIRO DA CIDADE! 

Brejinho - Sertão do Pajeú - Estado de Pernambuco


Vila de Fátima - Distrito de Brejinho - PE



IBHAMA

"O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, conforme art. 2o da Lei no 7.735, de 22 de fevereiro de 1989,  com a finalidade de: (Redação dada pela Lei nº 11.516, de 28 de agosto de 2007). Tem como principais atribuições exercer o poder de polícia ambiental; executar ações das políticas nacionais de meio ambiente, referentes às atribuições federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental; e executar as ações supletivas de competência da União de conformidade com a legislação ambiental vigente.” (NR).
Estrutura
O Ibama tem autonomia administrativa e financeira, sede em Brasília e jurisdição em todo o território nacional, e é administrado por um presidente e por cinco diretores. Sua estrutura organizacional compõe-se de: Presidência; Diretoria de Planejamento, Administração e Logística; Diretoria de Qualidade Ambiental; Diretoria de Licenciamento Ambiental; Diretoria de Proteção Ambiental; Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas; Auditoria; Corregedoria; Procuradoria Federal Especializada; Superintendências; Gerências Executivas; Escritórios Regionais; e Centros Especializados.

Atribuições
Cabe ao IBAMA propor e editar normas e padrões de qualidade ambiental; o zoneamento e a avaliação de impactos ambientais; o licenciamento ambiental, nas atribuições federais; a implementação do Cadastro Técnico Federal; a fiscalização ambiental e a aplicação de penalidades administrativas; a geração e disseminação de informações relativas ao meio ambiente; o monitoramento ambiental, principalmente no que diz respeito à prevenção e controle de desmatamentos, queimadas e incêndios florestais; o apoio às emergências ambientais; a execução de programas de educação ambiental; a elaboração do sistema de informação e o estabelecimento de critérios para a gestão do uso dos recursos faunísticos, pesqueiros e florestais; dentre outros.

Articulação
Para o desempenho de suas funções, o Ibama poderá atuar em articulação com os órgãos e entidades da administração pública federal, direta e indireta, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios integrantes do Sisnama e com a sociedade civil organizada, para a consecução de seus objetivos, em consonância com as diretrizes da política nacional de meio ambiente."

4 comentários:

Carlos Rêgo disse...

O mundo lutando contra o desmatamento,a humanidade preocupada com o futuro do planeta, crianças conscientizadas para preservar a natureza e, neste contexto, se permite um crime ambiental desses. O mais grave é que, no nosso interior, as prefeituras que são responsáveis para proteger o meio ambiente, quando não são elas mesmas que executam essas destruição das árvores,são omissas quando terceiros o fazem. Onde estão as autoridades? Como, por exemplo, o Ministério Publico? Mais ação minha gente!

Carlos Rêgo disse...

Eu não tinha visto a matéria no You Tube, http://www.youtube.com/watch?v=_3gJkJ4DU-I, não acreditei no que vi, a polícia assistiu a todo esse crime, e pasmem,para proteger os criminosos,para que o povo não agisse em defesa do seu direito de preservar as árvores, absurdo! Mais uma vez, cadê o Ministério Publico?

Anônimo disse...

ONDE ANDA O PESSOAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO ?. CRIME AMBIENTAL E NADA FOI FEITO ? É UMA VERGONHA! UM DESRESPEITO A LEIS DA NATUREZA .QUE PODEMOS FAZER ? DENUNCIAR , FALAR , FORMAR UM GRUPO DE AJUDA E ATENÇÃO AO MEIO AMBIENTE . ALGUÉM TEM QUE FAZER ALGUMA COISA ! TEMOS QUE APRENDER NOS ORGANIZARMOS E PREENCHER AS LACUNAS DEIXADAS POR QUEM DE DIREITO DEVERIA VER E TOMAR AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS . abraço de carlinda para o meio ambiente e para todos que sensibilizados mostraram essa realidade .

Amiraldo Patriota disse...

Uma cidade seca, quente, sedenta, com poucas árvores, a cara do Saara, assim é Brejinho. Fico a me perguntar: Como é que funciona isso? Como é que governantes no ato do seus despreparos agem assim com a natureza?