Seguidores

domingo, 11 de março de 2012

PÁSSAROS QUE VOAM EM BUSCA DE SUAS RAÍZES





PÁSSAROS SOLTOS


Hoje eu vi uma postagem de Enaide Alves, administradora do Blog Pássaros Soltos, que me chamou muita atenção. Na linha do tempo do seu face está um link que nos remete à fotos antigas da nossa terra natal. Trata-se de uma coletânea de fotos cedidas por Bernardo Ferreira (O garapa), advindas do extraordinário trabalho que fez esse nosso querido conterrâneo, o qual percorreu as ruas de Itapetim, indo de porta em porta, com um computador e um scanner debaixo do braço, pedindo acesso aos álbuns de família, para fins de postar no orkut e registrar a memória da nossa terra, antes que a traça destruísse aquele material guardado com tanto carinho, porém correndo sérios riscos de danos, diante do tempo que tudo destrói.
Outras fotos que lá estão, Enaide conseguiu através de blogs amigos ou, diretamente, com pessoas de seu ciclo de amizade. É louvável, Enaide, a coragem de postá-los, de maneira ordenada, dando nomes, especificando, registrando a memória pretérita da nossa terra, sem nada pedir em troca. Ao seguir o link indicado por Enaide - http://passarossoltos.blogspot.com/2011/07/galeria-de-fotos-antigas-da-cidade-de.html - confesso que fiquei emocionada, parecia estar abrindo as portas de um tesouro escondido: vi prédios com suas fachadas antigas, vi os que não mais existem, praças de outrora que hoje foram revitalizadas, vi fotos da infância e ou da adolescência de nossos velhos queridos, vi gente que já partiu e deixou muitas saudades, enfim, eu vi o que a minha memória guardou, mas vi também muitas coisas que não tinha tido conhecimento.
Fiquei deslumbrada diante daquele acervo, no entanto fiquei envergonhada por não encontrar nenhum comentário àquela postagem, fruto do esforço gratuito dos personagens envolvidos naquele projeto de resgate através de tão significativo acervo cultural da nossa amada Itapetim.
Naquele momento eu me lembrei de um site que havia descoberto nas pesquisas que fiz na Internet afim de embasar a História do meu primo Heráclio Felipe Barbosa, cuja terra natal é João Afredo/ Surubim.
Pois bem, o nome do Site é "Minha Rua tem Memória". É um extraordinário projeto que tem como objetivo resgatar a memória passada da cidade de Surubim. Hoje esse site conta com 1.022 seguidores, 1.080 colaboradores, e todo o município como simpatizante desse belíssimo projeto.
Por conta dessa lembrança que me veio à mente, deixei no blog de Enaide o seguinte comentário:

"Prima, belíssimo trabalho de coletânea de fotos da nossa amada terra natal. Mas, à moda Tonheiro Piancó (in memoriam): "Toinho, cadê meus cumpadi?" assim perguntou ele em uma eleição que havia sido candidato a vereador obtendo baixíssima votação.Agora eu que te pergunto: Naide, cadê os nossos "cumpadis"? Uma postagem dessa magnitude, com direito a link no facebook e, ao chegar aqui, vejo com muita tristeza zero de comentário.Gente, isso é um acervo cultural que não tem preço, é a memória viva da cidade onde nascemos! Visitei o blog de João Alfredo/Surubim, fiquei encantada com a participação da comunidade: interagindo, enviando fotos para o administrador do blog, fazendo comentários... O nome do blog é MINHA RUA TEM MEMÓRIA, cujo endereço é http://minharuatemmemoria.ning.com/ São 1.022 seguidores,1.080 colaboradores, eu sugiro que visitem esse site e constatem o orgulho que esse povo tem por sua terra natal. A você, Naide, os meus sinceros parabéns, temos muito em comum, talvez por isso te admiro tanto, por essa garra e por essa enorme vontade de homenagear pessoas que fazem ou fizeram parte da nossa História."
Vídeo sobre o que pensa a sociedade de Surubim sobre a implantação desse maravilhoso projeto : MINHA RUA TEM MEMÓRIA.





Clique no link abaixo e conheça esse extraordinário projeto.


4 comentários:

Enaide Alves disse...

Lusa, sinceramente não sei te responder onde estão “ Meus cumpadi” rsrs mas, de tanto ler e postar mensagens reflexivas NO Meu Blog VernezaPedrassoltas tenho aprendido muito com na arte de convivência com os meus” cumpadi” aqui parte de um texto postado no meu Blog.
“ Frustrações, mágoas e irritabilidade, são proporcionais àquilo que esperamos dos outros; quanto mais esperamos, mais sofremos.
Segundo psicólogos quando algum paciente pergunta: então não devemos esperar nada de ninguém? Não, não devemos. E é bom acostumarmos com essa ideia. Quanto mais esperamos de alguém, mais corremos o risco de frustrações, mágoas e irritabilidade.
“Portanto, é bom fazermos tudo aquilo que fazemos sem esperarmos nada em troca fazermos por uma questão de consciência Se algo de bom vier de nossos semelhantes será um lucro agradável e, se não vier nada, será normal.”
É isso minha querida aprendi não espera nada em troca, embora, claro fico muito feliz, quando
Faço uma postagem, e por lá encontro comentários.
Por fim quero agradecer-te pela forma carinhosa e elegante destea tua postagens, que menciona os fatos verdadeiros , à nossa vontade da preservação da nossa história, dando os nomes aos “Bois” isto é, Mencionas o Nome de quem de fato é o responsável pelas fotos,
O BERNARDO FERREIRA, á nossa fonte maior.

Obrigada Lusa, de coração.
Beijos

Linda Simões disse...

Amigas Lusae Enaide

"Vixe", ando tão ocupada com "meus alunos" que nem tempo para passear e comentar nos blogs tenho...
Mas,Enaide é mesmo assim,essa LUZ que ilumina o palco e que depois fica nos bastidores, sem esperar aplausos,pois brilha sempre,independente deles...

Abraços e beijinhos,


Linda Simões

Lusa Piancó Vilar disse...

@Linda Simões
Amiga, querida, obrigada mais uma vez por deixar sua mensagem.Na verdade o que me deixa triste não é o fato de Enaide receber o justo e merecido "muito obrigado" pelas suas relevantes postagens. Talvez o público alvo dela, tanto quanto o meu nos meus blogs, seja de pessoas mais velhas que ainda não se adaptaram a era da informática, e os nossos jovens estão por demais distanciados da valorização das nossas raízes, por isso lamento a falta dessas manifestações de carinho, saudade e emoção ao ver pessoas queridas, prédio antigos , enfim, histórias que nos remetem às nossas origens, compreende? Um beijo, querida, volte sempre, tudo isso aqui é nossso. Bjs

Lusa Vilar disse...

@Enaide AlvesPrima, não lamento a falta de comentário às tuas postagens somente por ti, que trabalhas, te esforças por demais, para trazer notícias sobre a terrinha tão amada, na verdade estou me referindo muito mais à falta de manifestação de amor pátrio, de amor à terra mãe, da saudade dos que lá ficaram, ou partiram para sempre. Mas é apenas um lamento, um desejo de ver a comunidade itapetinense empolgada com sua divulgação pela internet. Leia a minha resposta Linda Simões,cujas palavras seguem a mesma linha das que posto aqui. um beijo.