Seguidores

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

CORRE MEL EM PLENO RIACHO SALGADO





Carlinda inicia sua "História de muitas Histórias" com um belo poema dedicado aos seu bisavós, Joaquim Ferreira de Brito e Josefa Maria da Conceição Ferreira de Brito:

...Sou da Família Ritinha
Deste Riacho Salgado
E a muito tempo vinha
Querendo ver registrado
Aspectos daquela vida
Lembranças tão doloridas
Que nem o tempo desgasta
Quanto mais passa, sinto
Da saudade o labirinto
Que de mim nunca se afasta ...
 E ela segue contando sua história, sua vivência no Riacho Salgado (Sítio em que nasceu, no Município de Itapetim). Em um dos seus versos, ela mesma se pergunta: "Por que um riacho tão doce ganhou o nome de Riacho Salgado?"
Talvez, quem sabe, para que a doçura de Carlinda fizesse contraste com o lugar em que nasceu, tal qual na lei do contraste simultâneo das cores de Michel Eugéne Chevreul, cuja teoria inspirou, entre outros, o pintor Georges Seurat.
Talvez se Carlinda não tivesse ido embora da terra em que nasceu, de tanto banhar-se no Riacho Salgado acabaria por transformar suas águas em néctar do colibri.
Mas Carlinda partiu, o riacho continua salgado e ela continua doce, nós é que viramos colibris em buscar de seu néctar.
Carlinda por onda passa, na vida real ou virtual, pouco importa, passa distribuindo de forma gratuita: amizade, lealdade, justiça, perdão, otimismo, compaixão, alegria, satisfação e solidariedade.
O altruismo que existe em Carlinda faz com que ela concilie sua satisfação pessoal com o bem estar de seus semelhantes, de sua família e de sua comunidade.
Vamos acompanhar essa história, pari passu, cujos registros vão nos fazer entender porque Carlinda é uma privilegiada em relação a sua índole e a sua genética.

Comentário feito por mim à postagem : CARLINDA E SEU FILHO BETO!

Não conheci os pais de Carlinda, do ponto de vista de um relacionamento profundo. Sei, por informações dos meus, da integridade moral e da conduta que os seus antepassados deixaram como exemplo para a sua posteridade.Não os conheci, mas hoje posso dizer que conheço Carlinda. Nunca em tão pouco tempo de convivência contínua, alguém pôde revelar com tanta firmeza o caráter de que é possuidor. 
Carlinda, com certeza sofreu influências da família: pela genética, pela convivência e pelos ensinamentos. Mas Carlinda, ao partir tão cedo para a vida, mostrou que era senhora do seu próprio destino. Através das suas forças interiores ela escolheu a sua forma de interagir com a sociedade. Carlinda formou a sua própria índole.

De posse dessa índole, que ela mesma formou, emancipou-se no meio do seu grupo social, com plena consciência de si e da vida, e sabe, como ninguém, como manter relacionamentos de forma a ter um convívio harmonioso.
Carlinda com seu espírito livre, construiu seu próprio destino. E, ao cruzar com os nossos destinos, ela nos dá gratuitamente essa bagagem que adquiriu na vida, hora pela influência positiva dos seus antepassados, hora pelo seu espírito livre para se construir, hora pela índole que possui. Enfim, Carlinda por onde passa, não só brilha, ela derrama luz!

E feliz daquele que souber aproveitar, nem que seja uma só fagulha, dessa luz que existe em seu interior.
Enfim, privar da amizade de Carlinda,  se sentir amada por ela, é um grande privilégio.
Carlinda é gente que não se tira do coração.






1 comentários:

Carlinda Nunes disse...

LUSA AS LÁGRIMAS ESTAO LAVANDO MEU ROSTO COM ESSA MÚSICA VENDO OS TORRÕES DA CASA DE MEUS AVÓS E BISAVÓS , E AO REFLETIR SOBRE TUAS NOBRES AÇÕES EM ME FAZER JUSTAMENTE ÁQUILO QUE SONHAVA E NAO SABIA COMO.OBRIGADA AMIGA, NAO SEI COMO AGRADECER TANTA GENTILEZA, COMPREENSAO , BONDDAE E SENSIBILIDDAE NAQUILO QUE TOCA O MEU CORAÇAO . BEIJAO DE CARLINDA