Seguidores

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Zé SANTOS - NO BLOG DE MARTINHO ALVES




A última postagem que fiz neste blog foi em homenagem ao ex-Prefeito da minha terra, o Sr. José Francisco dos Santos, quando publiquei o poema "Sou Eu" de sua autoria. Vários comentários foram feitos cumprimentando o poeta pelo seu belo e expressivo  poema. 
Foi com muita alegria, também,  que recebi o comentário, de um dos seguidores deste blog, o ilustre   Historiador, Professor, Especialista em História do Nordeste/UEPB/Campina Grande-PB, ex-Professor de História Antiga da Paraíba/UEPB/Guarabira, Escritor, Cronista, ex-Sec. de Cultura e Turismo/Guarabira, ex-Gerente da 2ª Região de Ensino/Gov. Estado, cujo conteúdo transcrevo abaixo:
"Admiro-a pelo amor devotado aos familiares e às coisas e gente do seu torrão natal.Reproduzo no meu blog a poesia de José Francisco dos Santos, segundo minha sogra e outras pessoas de Itapetim um homem probo e honesto, que não fez da política um meio indecente de vida.No meu entender o seu esposo merece muito uma oportunidade em Itapetim. Gostaria de vê-lo atuando na prefeitura.Um abraço, senhora."20 de fevereiro de 2012 09:31
E foi com uma alegria maior ainda que, ao acessar o seu blog " "Cidades: História e Cotidiano", vi a reprodução da minha homenagem a seu Zé Santos reproduzida com palavras de reconhecimento e carinho:
"Como não ser apaixonado por coisas e pessoas da terra que a gente aprendeu a amar graças à educação que os pais nos deram?Há um blog que me chama muito a atenção por isso mesmo, o da senhora Lusa Vilar, pernambucana de Itapetim, que anuncia ao mundo todo o seu amor pelos familiares e berço natal, sem nada exigir em troca. Poderia simplesmente estar gozando do carinho e apenas isso, da família e do esposo, na bela cidade do Recife... Talvez na sua vida não haja um dia ou instantinho só, que não reverencie sua gente, sua terra e seus familiares.Do seu Blog reproduzo atrevidamente, sem lhe ter solicitado permissão, o belo poema de um homem do povo que foi prefeito e vereador em Itapetim, bela terra do Pajeú pernambucano, senhor Zé Santos, que não fez da política um escuso meio de vida que o tivesse levado ao enriquecimento. Da farmácia de João dos Passos, meu amigo, vi esse exemplo de homem público passar algumas vezes pela praça principal da cidade, e guardei a sua imagem pela fibra e caráter de um grande homem. Conheçamos a sua alma de poeta, riqueza que Deus lhe deu, além da humildade..."
Obrigada, Professor Martinho, encontro-me na minha cidade natal, vou ter o prazer de levar suas palavras, seu gesto, suas apreciações sobre esta grande figura pública de nossa terra, bem como seus elogios pertinentes ao belo poema que escreveu seu Zé Santos. O poema de seu Zé Santos, de certa maneira, anuncia ao mundo a sua imortalidade, quando conclui sua poesia dizendo: "... essa sombra é mesmo eu" , nos dá a garantia de que um poeta não morre. Além do mais foi um grande homem público, sério, honesto, humano e caridoso, que prestou relevantes serviços a nossa terra e por esse motivo também se imortalizará. Quando um dia não mais estiver entre nós, será lembrado pelos seus feitos, pela sua brilhante trajetória de vida. 
Obrigada, Professor!

0 comentários: