Seguidores

domingo, 22 de janeiro de 2012

ITAPETIM É REALMENTE O VENTRE IMORTAL DA POESIA


Antônio José Leite

Fábio Jr. - Ai Que Saudade de Ocê


DIVAGANDO
I nstiguei-me a voltar a ITAPETIM
T odos os anos de minha vida,
A prendi a esperar na esperança
... P ara um dia ter a sorte deferida
E ste meu desejo está apenas na lembrança
T ive um sonho, por descaso, conhecido;
I lusões; tive demais,
M as ainda hei de cumprir o prometido.

Eu não sei se a saudade me acabrunha
Ou se me dá mais ânimo pra viver,
Eu só sei que não quero mais morrer,
Sem ter ido aí te visitar.
Muitas vezes me pego a chorar;
Eu não tenho pejo em dizer.
Que as lembranças, que não quero esquecer,
Tornam-me fortes e dão forças pra lutar
Eu prometo: um dia volto lá!
Tomo Deus como minha testemunha.

Antonio José Leite
São Paulo,
(Pinçado do facebook)
 
Antônio José é meu conterrâneo, meu amigo e filho de um dos mais fiéis amigos do meu saudoso pai: Seu Joaquim Leite (in memoriam)

Não há como não lembrar:

Lauro Moreira - Gonçalves Dias Canção do exílio

 
 
  Itapetim- Matriz de São Pedro das Lages

LUIZ GONZAGA - Luar Do Sertão



UM PARCO OLHAR PARA O PARCO LUAR DE SÃO PAULO


"Ao olhar para o luar da cidade de São Paulo, me reporto ao luar de minha cidade (Itapetim-PE).

Lá, me parecia ser um luar para todos, porém, individualmente para cada um. Aqui não, aqui o luar é dividido, a lua parece menor e para muitos, nem chega a aparecer fica escondida por detrás da garoa, da fumaça e dos espigões de concreto que... verticalizam a cidade. É, lá, a lua parece estar bem mais próximo de nós, com certeza! Será que lá ela fica mais próximo mesmo? Ou é porque aqui nós temos que dividi-la? Fico a refletir... Aqui, a lua é seletiva, aparece só para alguns privilegiados. Isto não é nada sociável. Como será que no meu sertão ela consegue “ser tão” mais amiga? Mais integral? Mais particular?

Mas como você sabe, nós precisamos dela, assim mesmo!

Dividamos a lua;

Dividamos esta cidade;

Dividamos o que conhecemos de bom com quem do bem “conhecemos”.

Unamos o nosso PARCO OLHAR para o PARCO LUAR de São Paulo em mais um aniversário."

Antônio José Leite
São Paulo,
(Pinçado do facebook)

Churrasco na Fábrica de Doces Dandão,
oferecido pelo meu saudoso pai Antônio Piancó Sobrinho aos amigos e correligionários, quando do término da sua gestão de prefeito -1963 - 1969
Seu Joaquim Leite (in memoriam), pai de Antônio José Leite é o segundo da esquerda para à direita.

Miltom Nascimento - Canção da América



 Há 47 anos atrás
1964
Antônio José Leite na solenidade de entrega do certificado do curso ginasial . Professor Heráclio, à epoca, Diretor do Colégio Normal Municipal de Itapetim, à sua esquerda
 o prefeito Antônio Piancó Sobrinho (in memoriam)

0 comentários: