Seguidores

sexta-feira, 6 de julho de 2012

MORRE SEU MOISÉS, EX-PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DA PIEDADE


Sr. José Nilo (Ex-Presidente da Associação Comunitária do Sítio Gameleira), Sr. Moisés de Lucas (Ex-Presidente da Associação Comunitária do distrito da Piedade) ao lado do então candidato a Prefeito do Município de Itapetim - Ano 2000 -  Carlos do Rêgo Vilar e sua esposa Lusa Piancó Vilar.


Seu Moisés da Piedade, como era conhecido entre nós, era um homem simples e de pouca leitura. Foi no ano 2000 que eu o conheci. À época ele ocupava o cargo de Presidente da Associação Comunitária do distrito de Piedade. 
Foi nesse mesmo ano que Governador Jarbas  Vasconcelos, tendo adotado o orçamento participativo, estava convidando toda a sociedade civil organizada do estado de Pernambuco a participar da elaboração do Plano Plurianual da sua primeira gestão. 
Como técnica em planejamento e orçamento público, funcionária da Secretaria de Infraestrutura, eu me sentia apta a coordenar esse trabalho de adesão das comunidades, cuja representação se dava através dos seus presidentes. Acompanhada do meu marido, do ex-vereador Tadeu Bezerra, da minha irmã Elizabeth Piancó, que na época ocupava o cargo de Diretora do Centro Social Urbano Otaviano Correia - CSU, e do nosso amigo Prazeres, técnico agrícola da EMATER e Presidente do Conselho de Desenvolvimento Municipal, percorri toda área rural do meu município, visitei por diversas vezes a Vila de São Vicente e o Distrito da Piedade, com a missão de capacitar todas as associações legalmente constituídas no sentido de apresentarem suas demandas relativas aos problemas existentes em suas comunidades a fim de serem combatidos  através de ações do governo.
Foi neste contexto que se deu minha aproximação com o cidadão Moisés de Lucas no distrito de Piedade. 

Basicamente quase todos os presidentes dessas associações eram nossos adversários políticos, inclusive seu Moisés. Eles acompanhavam politicamente o prefeito do Município, porém já demonstravam insatisfações relativas àquela administração. Não demorou muito para que todos eles manifestassem o desejo de lançar a candidatura do meu marido a prefeito. Seu Moisés nutria pela minha pessoa uma admiração profunda, eu sentia isso. Minha palavra para ele valia ouro. Na pureza dele, o seu desejo era que meu marido fosse o prefeito e eu a vice-prefeita. Quando a chapa majoritária foi homologada, ele me confessou a sua decepção:

- Drª "LÚIZIA", eu não me conformo com essa chapa de Dr. Carlos. Pra mim a senhora será sempre a minha vice-prefeita! Tudo que precisar para o meu povo eu vou pedir "premeramente" a senhora, depois a senhora vai pedir pro Dr. Carlos me atender.

Ele se dizia um homem analfabeto que estava no mundo da política para defender o seu povo. Talvez, por ele se chamar Moisés tinha tanto orgulho em dizer que tudo que queria era para "seu povo". Talvez, seu desejo fosse libertar o seu povo, como o Moisés bíblico libertou o dele do jugo dos faraós. 
Conquistou uma vaga para candidatar-se a vereador na chapa de Carlos Rêgo e, em todos os comícios, lá estava ele levando sua palavra ao seu povo. Jamais começou ou terminou seu discurso sem me fazer a sua saudação. Entendeu que deveria chamar-me de Drª LÚIZIA,  porque ao ter consciência de que tinha pouco conhecimento, o pouco que eu sei dava a ele uma dimensão bem maior e por isso condecorou-me com o título de Doutora.

Hoje, quando recebi a notícia de que ele havia nos deixado, para viver em outro plano de vida, eu recordei todos os momentos de convivência com esse homem simples, de caráter irrepreensível, de coração grande, de uma humildade que incomodava. 

Eu me lembrei daqueles discursos que ele fazia em cima do nosso palanque, repetitivos, cheios de erros de português, muitos deles não foram escutados pelo público, porque não lhe davam muita atenção. Mas eu sempre me mantive ali, ao lado dele, ouvindo cada palavra, incentivando-o a se comunicar com o seu povo, aplaudindo-o e, nos meus discursos, sempre a lhe retribuir as atenções dispensadas e o respeito que sempre teve pela minha pessoa.

DISCURSO DE SEU MOISÉS 
HOMOLOGAÇÃO DA CANDIDATURA CARLOS RÊGO 2000
CLUBE ACRE- ITAPETIM-PE


Em sua homenagem eu deixo aqui o filme "MOISÉS", pois, analogamente, o nosso Moisés da Piedade também desejou libertar "o seu povo" da escravidão a que foi submetido, sob o jugo de uma péssima administração. Por uma incrível coincidência o Programa de Governo do então candidato  Carlos Rêgo preconizava um governo com dez linhas de ação para serem realizadas, e o Moisés bíblico também recebeu das mãos de Deus os Dez Mandamentos de sua Lei. 



Muito obrigada, seu Moisés, descanse em paz no Reino de Deus, e, se possível, peça-Lhe para enviar-nos um outro "Moisés", pois o nosso povo ainda continua subjugado à corrupção e aos desmandos dos seus governantes, salvo raríssimas exceções. Necessariamente não precisa nos levar para uma terra que corre leite e mel, basta que seja uma terra em que os mandatários tenham respeito aos direitos de todos os seus cidadãos.

4 comentários:

Carlinda Nunes disse...

QUE SÁBIAS PALAVRAS CHEIAS DE RECONHECIMENTO, AMOR AO PRÓXIMO E COMPREENSÃO DA BONDADE NATURAL DE SEU MOISÉS. LUSA, TU REALMENTE FAZES A GRANDE DIFERENÇA, QUE DEUS TE LIVRE DO OLHO GORDO!

Carlinda Nunes de Brito

Lusa Vilar disse...

@Carlinda NunesAmiga querida, de todos os que fizeram parte daquela caminhada do Ano 2000, sob a égide da campanha de Carlos Rêgo para prefeito, Seu Moisés foi o que mais se afeiçoou a minha pessoa. Eu o tinha como um homem que, apesar de analfabeto, trazia dentro dele o desejo sincero do "Mudar para Reconstruir" (Título do nosso programa de governo),sua sabedoria estava acima do conhecimento das letras, estava no alcance de que o povo tem direitos que precisam ser resgatados,nisso ele era mestre. Além disso ele fazia questão de ouvir e aprender o que me propunha a ensinar-lhe. Depois dessa memorável campanha já perdemos vários dos amigos que nela se engajaram: Zezito de Vital, João Galego, Dona Edite do Ambó, e agora seu Moisés, um guerreiro que viveu para defender o povo da Piedade. Muito obrigada pela sua interação e pelo seu reconhecimento. Abraços de Lusa.

vandinha disse...

amiga,to aq sentida e recordando as coisas de seu moisés,homem humilde ,sincero,honesto emfim 1 grande HOMEM ,q esteja sentado a direita de DEUS AMÉM.pois é "DRA LUIZAA ,ASSIM Q ELE TE CHAMAVA,NUNCA ESQUECI DELE SABIA. MEU PESARES A FAMILIA DO SR. MOISÉS.

Lusa Vilar disse...

@vandinhaAmiga Vandinha, assim que soube do falecimento de seu Moisés, lembrei-me de você. Você que há 12 anos, desde os tempos da campanha de Carlos Rêgo, que me chama de Drª Lúizia, por conta do tratamento que ele me dava. Outro dia, comentando com Fernananda, sua filha, sobre o famoso "Drª Lúizia de seu Moisés, ela me dizia que eu seria Drª Lúizia para sempre, e agora que seu Moisés se foi é que vim compreender o que estava por trás do título que a mim ele consagrou. Que Deus o tenha, vou sentir saudades daquele homem simples e sui generis. Obrigada pelo seu comentário. Bjs