Seguidores

sábado, 12 de março de 2011

TOTA: UM AMIGO QUE VIROU SAUDADE

Roberto Carlos - Jesus Salvador




Era um sábado de carnaval, dia 05 de março de 2011. Estávamos em Natal, no Rio Grande do Norte. Ao acordar, antes de seguir para as piscinas do hotel eu acessei o Blog VenezaPedraSoltas e no mural de racados encontrei a seguinte mensagem escrita por Jarbas Patriota Malta (Filho de seu Nezinho Malta (in memoriam):
Lamento e peço pêsames à família de Sebastião Rogério da Silva (Tota), com quem tive a oportunidade de conviver por muitos anos, quando ele ajudava no comércio que meu pai tinha aí em Itapetim. Essa família sempre esteve presente nas nossas vidas(minha e de meu pai), pois sua mãe (Quitéria), já ajudava minha avó (Cupertina) a criar meu pai e meus tios Zé Malta e Pedro Malta, os quais foram criados quase que no mesmo teto. Lá se vai mais um pedaço da história de Itapetim. Que Deus conforte a família.
De fato, " Lá se vai mais um pedaço da história de Itapetim", pensei comigo mesma.
E no mesmo mural gravei também a minha mensagem:

Fico triste em saber do falecimento do meu amigo Tota. Desde criança, na Loja de seu Nezinho Malta, a figura de Tota era uma simpatia que nos dava prazer de freqüentar aquele estabelecimento. Agora o seu desaparecimento deixa em nossos corações uma eterna saudade dos nossos grandes amigos de família: Seu Nezinho e Tota que fazem parte para sempre dos nossos arquivos de memória de conterrâneos tão queridos! Minha solidariedade à família enlutada.
Eu não sabia que o nome de Tota era Sebastião Rogério. Mas agora eu não preciso mais saber, porque foi "Tota" quem me viu criança, adolescente, mãe e avó. Era em "Tota" que Quiterinha (sua mãe) falava com tanto amor no coração. Seus filhos são: Geni de Tota; Gilton de Tota, Gisélia de Tota, Pucunina de Tota e, sua esposa, Gilda de de Tota.
A lembrança que vou guardar para sempre no meu coração tem um nome amigo, humano, cordial e simples: TOTA. Simples como ele sempre foi, simples e importante como a própria canção de Roberto Carlos nos fala:

 " Piedade para aqueles que pensam que a felicidade é a riqueza e o poder, ser feliz na verdade é ter Jesus dentro do coração".

Ter gozado da sua amizade foi um grande privilégio, e continuará a ser através da sua família, cujo sentimento você soube repassar. Hoje sou madrinha de batismo da sua neta Elizângela, filha de Gilton e Neci, estreitando sobremaneira os nossos laços de amizade.
A todos da família, minha solidariedade e a certeza de que TOTA não se tira do coração, ele virou saudade!

0 comentários: