Seguidores

sábado, 19 de dezembro de 2009

ESTEJA ONDE ESTIVER, FELIZ NATAL!


Cruzada Infantil da Paróquia de São Pedro das Lajes
 Itapetim - PE - 1960

Em 1914, no Congresso Eucarístico de Lourdes, surgiu a idéia da Cruzada Eucarística Internacional para atender aos desejos do Papa Pio X (1903-1914) de promover a comunhão freqüente entre as crianças. Foi assim que em 1916 o papa Bento XV (1914-1922) implantou a Cruzada Eucarística das Crianças que, após a primeira guerra mundial, se expandiu pelo mundo todo, inclusive o Brasil.

Durante a Primeira Guerra Mundial – de 1914 até 1919 – , o Sumo Pontífice pediu que as crianças, os adolescentes e os jovens se unissem, numa Cruzada Universal, rezando pela paz no mundo. O apelo vingou. Por volta de 1933, a Cruzada Eucarística somava quase três milhões de associados, internacionalmente. Em 1968, sob a inspiração do Papa João XXIII (1958-1963), a Cruzada passou a chamar-se Movimento Eucarístico Jovem - MEJ.

A Cruzada Eucarística em Itapetim, reunia crianças na faixa etária dos oito aos catorze anos, de ambos os sexos, com o objetivo de acompanhar a formação na vida cristã, no lar e na comunidade. Os participantes usavam vestes na cor branca, sapatos com meias ¾ e boina. O grupo era coordenado por um Presidente e tinha como padroeiro a bonita imagem de um Menino Jesus tendo o mundo em suas mãos. Existia também uma revista que trazia notícias de interesse do grupo.

Quando entrava para a Cruzada o participante ostentava uma pequena fita amarela com uma cruz azul, presa na blusa com um alfinete, no lado esquerdo do peito. Posteriormente recebia uma fita maior, que era colocada transversalmente nos ombros. Assim vestidos, participavam das missas e das procissões, e cantavam com muito entusiasmo o hino “Somos Pequenos da Cruzada”.

Nas reuniões semanais onde o Presidente da Cruzada e seus colaboradores abordavam questões relativas ao grupo e próprias da faixa etária dos participantes, também programavam a realização e participação em festas religiosas, passeios, piqueniques e outras brincadeiras no pátio da igreja.

Após a infância o grupo se dividia: Os meninos passavam a freqüentar a Congregação Mariana e eram conhecidos como "Marianos". Já as meninas passavam a freqüentar o grupo das Filhas de Maria e assim eram conhecidas.

Minha Tia Dolores, foi uma das Filhas de Maria que teve o privilégio de ser Presidente da Cruzada Eucarística. Quanto amor, zelo e prazer em orientar essas crianças, ensinando-lhes o catecismo, preparando-as para uma vida fraterna na nossa comunidade.

Essa foto foi tirada na calçada da nossa Igreja Matriz, ao lado da minha Tia Dolores está o Cônego João Leite de Andrade, o nosso pároco naquela época.

Não posso deixar de lembrar uma pessoa importantíssima para a Cruzada Eucarística da minha terra natal, Rita de Sá Clara, tendo sido Presidente anterior a minha Tia Dolores.

Ainda me lembro do Hino da Cruzada, tantas vezes cantado também pelo Professor Heráclio, meu primo e cunhado, que tendo sido seminarista dava sua contribuição à Igreja ensinando hinos aos católicos praticantes.

Hino da Cruzada Infantil

Somos pequenos da Cruzada
Terna esperança do Senhor
Somos nós a geração formada
Na escola do nosso Deus de Amor.

A Cruzada Infantil
Vem trazer ao Brasil
Um vigor novo e forte
Dos Pampas ao Norte
Dos campos às serranias
Das praias ao sertão
Nós havemos de ouvir
O Brasil repetir o seu nome cristão

Só o amor à lei divina
Tornar-se-á bom cidadão
Quer no lar, no campo e na oficina
A Deus sirva como um bom cristão

Setenta e sete crianças faziam parte deste grupo, algumas delas já não estão mais entre nós, outras, não sabemos onde se encontram neste momento. Existem algumas que das quais temos notícias, sabemos até onde moram. Ao olhar para cada rosto, nem todos os nomes ainda estão na memória, mas com toda certeza todos estão guardados bem no fundo do nosso coração, pois, como diz essa canção de Roberto Carlos " Tem coisas que a gente não tira do coração" e amizade da infância é uma delas.

Vou tentar nomear cada um e peço ao conterrâneo que, se por acaso entrar nesta página, me ajude a concluir e descobrir aonde estão todos, assim no próximo ano poderemos desejar um Feliz Natal a cada um dos nossos saudosos amigos, companheiros de viagem no Trem da Vida.

Eu volto para concluir ....

6 comentários:

MARCOS DHOTTA disse...

Lusa,

Não reconhecí nenhuma dessas crianças... Acho que só Penha, eu reconhecí. Ou pelo menos acho.
Bjs

Myvia disse...

Fiquei feliz em ler tudo isso, já que me fez lembrar da Cruzada Eucarística da minha cidade (São José do Belmonte) que ainda atua ativamente nesta. Eu participo da Cruzada desde que fiz a primeira Eucaristia, quando tinha uns 9 anos de idade, depois não sai mais, hoje tenho a honra de conduzir as criaças nessa caminhada tão linda, como presidente. Tenho 17 anos, ainda novinha com o auxílio do padre da paróquia, fiquei no lugar de uma antiga presidente tão querida, D. Elza, que teve que se ausentar por problemas de saúde e outras que por aqui passaram. Estou triste por esse ano ter que deixar esses pequeninos que já fazem parte de mim. E confesso que me emocionei lendo a historia de sua turma da Cruzada ai da sua cidade. Realmente, a nossa infância é uma etapa da vida que fica marcada para sempre... e ser pequenino de Jesus é uma coisa muito linda!

Lusa Vilar disse...

Dhota, querido, como poderias reconhecer? Tu és uma crinça, nasceste em 1964 e esta foto data de 1960.Quando eu escrever os nomes de alguns que eu conheço dê uma olhadinha para conferir.
Beijos.

Lusa Vilar disse...

Myvia,

Obrigada pela sua visita e parabéns por ser uma jovem que carrega consigo, nos tempos de hoje, essa religiosidade que muitos consideram ultrapassada. O mundo está precisando de pessoas que cultivem a fé em Cristo como solução para muitos males que nos tem afligido. Fique com Deus, retorne sempre, será um prazer.

Unknown disse...

TIVE O PRAZER IMENSO DE CONHECER A LOURDINHA POSSO CHAMÁ-LA ASSIM. , RETORNAVA PARA CABO DE SANTO AGOSTINHO NESTA ULTIMA QUARTA-FEIRA. ME FALOU COM MUITA PROPRIEDADE DO QUANTO AMA A ARTE A CULTURA DE MODO GERAL. A SUA VISÃO DO FUTURO É IMPRESSIONANTE, ESTÁ A FRENTE DE SEU TEMPO. DE UMA EXPERIÊNCIA E GRANDEZA ESPIRITUAL ME CHAMARAM ATENÇÃO. DEIXO AQUI UM GRANDE ABRAÇO A ELA E SEU LINDO NETO VITAL .
NANCI BENTO
CABO DE SANTO AGOSTINHO

Amadeu disse...

Eu tenho o áudio do Hino:
"SOMOS PEQUENOS DA CRUZADA"
E olhem que eu nem sou da época da cruzada, hehehe, mas meus pais fora, e me ensinaram a cantar. Sendo assim, um dia resolvi gravar de forma simples e ficou legal...nem audível!
Caso alguém queira, basta entrar em contato pelo e-mail.
Abraço fraterno.

Amadeu Brandão.
Manhuaçu - MG
amadeubrandao@gmail.com